Licenciatura em História

Conheça a proposta e a coordenação do Curso de Licenciatura em História

A Proposta do Curso

O curso de Licenciatura em História tem como foco formar professores e pesquisadores capazes de compreender e interpretar os processos históricos, destacando seu impacto na sociedade atual. A formação em História é fundamental para desenvolver uma visão crítica sobre os acontecimentos do passado, conectando-os aos desafios contemporâneos.

Profissionais da área de História desempenham um papel essencial ao ajudar os indivíduos a refletir sobre suas identidades e sobre o papel que a história tem no desenvolvimento cultural e social das sociedades. Além disso, os professores de História são responsáveis por promover debates que incentivam o pensamento crítico e a construção de soluções baseadas no conhecimento histórico.

O curso, oferecido na modalidade EAD, prepara os licenciados para atuar em diversas áreas, como ensino em escolas e universidades, pesquisa histórica, museus e arquivos, preservação do patrimônio cultural e até consultoria em projetos culturais e educativos. Essa formação visa atender à demanda crescente por profissionais capazes de conectar o conhecimento histórico às questões sociais e culturais do presente, contribuindo para uma sociedade mais consciente de seu passado e preparada para enfrentar os desafios futuros.

Coordenador do Curso

Conheça a matriz curricular completa clicando aqui.

Agnaldo Aparecido Geremias

Doutorando em educação pela Universidade Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura; mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Filosofia e Formação Humana; Especialista em Gestão de Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) - São Bernardo do Campo e graduado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil.

Possui formação artística em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado Americano. Foi componente da equipe técnica de formadores do Núcleo de Fortalecimento Institucional da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, instituição à qual esteve vinculado entre os anos de 2004 e 2021, atuando em programas e serviços de proteção básica e especial de média e alta complexidade nas três instâncias de atuação: execução, área técnica e coordenação.

É membro do pool de professores formadores da Assistência Social da Paulus desde o ano de 2016, pesquisador, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pedagogia Social (GEPEPS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde o ano de 2021. É participante no Projeto Terra Pátria: pensar, sentir e agir globalmente, pesquisa desenvolvida pelo Global Youth Climate Impact (GYCP) da L'École des hautes études en sciences sociales - Paris - França.

Atualmente é Coordenador dos Cursos de Licenciatura em História, Geografia e Artes de graduação EaD no Centro Universitário UniBTA e do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Focus.

Tem experiência nas áreas de Educação, Assistência Social, Arte-educação, Pedagogia Social e Educação Social, com ênfase em gestão, processos de formação de gestores, educadores e orientadores sociais, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, medidas socioeducativas, acolhimento institucional e desenvolvimento social.

Last updated