Licenciatura em Educação Especial
Conheça a proposta e a coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial
Last updated
Conheça a proposta e a coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial
Last updated
A formação de professores em Educação Especial desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde todas as pessoas, independentemente de suas necessidades, possam ter acesso a uma educação de qualidade. A relevância de preparar profissionais para atuar com alunos que possuem necessidades educacionais especiais é evidente, pois esses educadores são responsáveis por promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, garantindo que suas particularidades sejam respeitadas. Para isso, é essencial que o processo formativo desses professores seja completo e atualizado, incorporando as novas tecnologias como ferramentas de apoio ao ensino, mas sempre com foco nas necessidades humanas e na inclusão social.
O curso de Educação Especial, na modalidade EAD, visa preparar educadores que possam atuar com competência e sensibilidade em um mundo cada vez mais tecnológico. Esses profissionais estarão aptos a utilizar as ferramentas digitais contemporâneas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, sempre considerando o papel transformador da educação e a importância de construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
Conheça a matriz curricular completa clicando aqui.
Agnaldo Aparecido Geremias
Doutorando em educação pela Universidade Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura; mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Filosofia e Formação Humana; Especialista em Gestão de Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) - São Bernardo do Campo e graduado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil.
Possui formação artística em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado Americano. Foi componente da equipe técnica de formadores do Núcleo de Fortalecimento Institucional da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, instituição à qual esteve vinculado entre os anos de 2004 e 2021, atuando em programas e serviços de proteção básica e especial de média e alta complexidade nas três instâncias de atuação: execução, área técnica e coordenação.
É membro do pool de professores formadores da Assistência Social da Paulus desde o ano de 2016, pesquisador, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pedagogia Social (GEPEPS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde o ano de 2021. É participante no Projeto Terra Pátria: pensar, sentir e agir globalmente, pesquisa desenvolvida pelo Global Youth Climate Impact (GYCP) da L'École des hautes études en sciences sociales - Paris - França.
Atualmente é Coordenador dos Cursos de Licenciatura em História, Geografia e Artes de graduação EaD no Centro Universitário UniBTA e do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Focus.
Tem experiência nas áreas de Educação, Assistência Social, Arte-educação, Pedagogia Social e Educação Social, com ênfase em gestão, processos de formação de gestores, educadores e orientadores sociais, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, medidas socioeducativas, acolhimento institucional e desenvolvimento social.