Pedagogia
Conheça a proposta e o Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Last updated
Conheça a proposta e o Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Last updated
Uma formação de professores qualificada pode ser concebida metaforicamente como o “alicerce” para a constituição de boas escolas, bons cidadãos, profissionais competentes e, sobretudo, sujeitos éticos e humanos. Daí a inegável importância de que os professores da atualidade estejam cada vez mais bem preparados e atualizados, seja a fim de que possam promover questionamentos e críticas acerca da realidade, seja com o intuito de que estejam aptos a contribuir na busca de soluções para os desafios contemporâneos da sociedade. Tais aspectos só serão passíveis de concretização na medida em que o processo de formação de professores seja capaz de integrar uma capacitação de qualidade, que considere a importância dos avanços tecnológicos, todavia, sem que se distancie das perspectivas humanas e humanizadoras da educação.
Neste sentido, a oferta do curso de Pedagogia justifica-se não só pelo fato de que a profissão docente seja indubitavelmente, uma das funções que ocupa e sempre ocupará um lugar de destaque no mundo do trabalho, mas, sobretudo, pelo fato de que educação é para qualquer país a área de maior importância para o desenvolvimento dos sujeitos e, consequentemente para o seu desenvolvimento social, cultural, econômico.
Entendemos que o curso de Pedagogia na modalidade EAD, forma professores para exercerem sua prática pedagógica com vistas a atender às exigências atuais da sociedade do conhecimento, uma sociedade cada vez mais tecnológica, na qual os saberes e fazeres docentes necessitam estar estreitamente enlaçados aos fenômenos digitais contemporâneos.
Conheça a matriz curricular completa clicando aqui.
Agnaldo Aparecido Geremias
Doutorando em educação pela Universidade Mackenzie, no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura; mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Filosofia e Formação Humana; Especialista em Gestão de Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) - São Bernardo do Campo e graduado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil.
Possui formação artística em Ballet Clássico, Jazz e Sapateado Americano. Foi componente da equipe técnica de formadores do Núcleo de Fortalecimento Institucional da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, instituição à qual esteve vinculado entre os anos de 2004 e 2021, atuando em programas e serviços de proteção básica e especial de média e alta complexidade nas três instâncias de atuação: execução, área técnica e coordenação.
É membro do pool de professores formadores da Assistência Social da Paulus desde o ano de 2016, pesquisador, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pedagogia Social (GEPEPS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde o ano de 2021. É participante no Projeto Terra Pátria: pensar, sentir e agir globalmente, pesquisa desenvolvida pelo Global Youth Climate Impact (GYCP) da L'École des hautes études en sciences sociales - Paris - França.
Atualmente é Coordenador dos Cursos de Licenciatura em História, Geografia e Artes de graduação EaD no Centro Universitário UniBTA e do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Focus.
Tem experiência nas áreas de Educação, Assistência Social, Arte-educação, Pedagogia Social e Educação Social, com ênfase em gestão, processos de formação de gestores, educadores e orientadores sociais, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, medidas socioeducativas, acolhimento institucional e desenvolvimento social.