💯Critérios de Avaliação
Os artigos submetidos são analisados em dois aspectos: gerais e metodológicos.
Cada um dos itens detém uma pontuação máxima e o professor(a) orientador(a) irá avaliar o artigo em cada um dos itens. Ao final, a somatória irá compor a nota final do artigo.
Caso o professor(a) orientador(a) julgue necessário, haverá a solicitação de correções do artigo antes que seja feita a "avaliação final" e publicação da nota. Isto pode ocorrer por desacordos entre os critérios da proposta e do artigo, além de erros no desenvolvimento da pesquisa ou exposição dos dados.
Aspectos Gerais
1. Pertinência do tema
1,0
2. Qualidade da escrita, de acordo com a norma culta (análise ortográfica, gramatical, além da impessoalidade e formalidade apropriadas a um texto científico)
0,5
3. Coerência e pluralidade das referências bibliográficas
0,5
Pertinência do Tema: Além de verificar a relevância do tema escolhido, é importante analisar a originalidade da abordagem e como o artigo contribui para o avanço do conhecimento na área. Incluir uma breve explicação sobre como o tema se relaciona com problemas atuais ou demandas da sociedade pode enriquecer essa análise.
Qualidade da Escrita: Para avaliar a qualidade da escrita, é recomendado enfatizar não apenas a norma culta (ortografia e gramática), mas também a clareza e a organização do texto. Verificar se o autor utiliza linguagem impessoal e formal apropriada a um texto científico é fundamental para a coesão e a compreensão do artigo.
Aspectos Metodológicos
Coerência e Pluralidade das Referências Bibliográficas: Para além da pluralidade de referências, é importante analisar a atualidade das fontes utilizadas. Encoraje o autor a buscar fontes atualizadas e reconhecidas na área de pesquisa para garantir que o trabalho esteja baseado em fundamentos sólidos.
1. Adequação do título
0,5
2. Elaboração do resumo (identificação dos elementos metodológicos e síntese da pesquisa)
1,0
3. Palavras-chave
0,5
4. Avaliação da introdução (delimitação do objeto; apresentação do objetivo geral e objetivos específicos; e justificativa)
2,5
5. Desenvolvimento (organização lógica das categorias e premissas; suficiência científica das premissas)
2,5
6. Considerações finais (o resultado indicado guarda coerência com os aspectos metodológicos e premissas desenvolvidas?)
1,0
Adequação do Título: Será analisado a adequação do título ao conteúdo do artigo, ou seja, é de grande relevância analisar se o título é claro, conciso e reflete a essência da pesquisa. O título deve atrair o interesse do leitor e comunicar de forma eficaz o foco do estudo.
Elaboração do Resumo e Palavras-Chave: O resumo deve fornecer uma visão geral da pesquisa, incluindo elementos metodológicos. É importante verificar se os aspectos fundamentais do estudo estão adequadamente representados no resumo. As palavras-chave devem ser escolhidas cuidadosamente para refletir os principais temas abordados na pesquisa.
Avaliação da Introdução: A análise da introdução deve garantir que ela contenha de forma clara e concisa a delimitação do objeto de estudo, os objetivos geral e específicos da pesquisa, bem como a justificativa para a realização do trabalho. A introdução deve estabelecer a relevância do estudo e despertar o interesse do leitor.
Desenvolvimento: Além da organização lógica das categorias e premissas, é importante analisar a suficiência científica das premissas apresentadas. Verifique se os argumentos estão bem embasados em teorias e pesquisas relevantes da área.
Considerações Finais: As considerações finais devem ser consistentes com os aspectos metodológicos e premissas desenvolvidas ao longo do artigo. Essa seção deve destacar os principais resultados da pesquisa e como eles contribuem para a área de estudo.
Last updated